![RELAÇÃO ENTRE APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO E OBESIDADE](https://www.dreamcare.com.br/wp-content/uploads/2021/08/e33160ad67b071c3f39564ea7b16b454_XL.jpg)
A obesidade é o principal fator de risco para o surgimento da apneia do sono (AOS). Esse estudo investiga o efeito da perda de peso na redução do volume de tecidos moles e da gordura da língua, com reduções no índice de apneia-hipopneia (IAH). Cerca de 67 pessoas obesas e com apneia foram submetidas a esse estudo. Foram analisados os tamanhos das vias aéreas e os volumes de tecido mole, gordura da língua e gordura abdominal além de uma associação entre perda de peso e alterações nessas estruturas com apneia.
Foi observado então, que a perda de peso foi consideravelmente relacionada a reduções nos volumes de gordura da língua, pterigóide e parede lateral total. As análises indicaram que a redução no volume de gordura da língua foi o principal mediador da relação entre perda de peso e melhora do IAH.
Logo, conclui-se que novos tratamentos e dietas que reduzem a gordura da língua devem ser considerados para pacientes com apneia do sono e obesidade
Estudo postado pela Dra. Marcela Pitaluga