preloader

Síndrome das pernas inquietas: qual é a causa e como tratar?

  • Home
  • -
  • Qualidade de vida
  • -
  • Síndrome das pernas inquietas: qual é a causa e como tratar?
 Síndrome das pernas inquietas: qual é a causa e como tratar?

Você já ouviu falar da síndrome das pernas inquietas? Essa é uma condição neurológica em que se sente uma necessidade incontrolável de se movimentar para aliviar uma sensação de desconforto. Essa urgência de se mexer costuma vir associada à sensações desagradáveis nas pernas, como formigamento, fisgadas ou queimação. O mais comum é que a pessoa movimente as pernas, mas os braços também podem ser afetados.

A síndrome das pernas inquietas é considerada um distúrbio de sono, porque se manifesta principalmente nos momentos de repouso e à noite, quando a pessoa se deita. Desse modo, pode atrapalhar significativamente a qualidade de sono dos pacientes, que têm mais dificuldade de adormecer, despertam mais vezes ao longo da noite, tendem a dormir por menos horas que o necessário e apresentam sonolência excessiva diurna.

O que causa a síndrome das pernas inquietas?

De acordo com National Institute of Neurologial Disorders and Stroke, os motivos que desencadeiam a síndrome das pernas inquietas nem sempre são claros. É importante uma avaliação médica completa para entender o histórico e o quadro atual de cada pessoa. Algumas vezes, é possível identificar problemas de saúde relacionados, como a deficiência de ferro, ou comportamentos que possam estar ligados ao diagnóstico, como o abuso de medicamentos. Saiba mais a seguir.

Como o diagnóstico é realizado?

O diagnóstico da síndrome das pernas inquietas é feito pelo médico a partir dos relatos de cada pessoa. Em alguns casos, pode ser indicada a realização do exame de polissonografia.

Como tratar síndrome das pernas inquietas?

Diante de cada caso, o médico conversará com o paciente sobre as possibilidades de tratamento mais indicadas. Há vários medicamentos que podem ser prescritos com bons resultados, bem como recursos alternativos complementares que valem ser avaliados. Hábitos saudáveis, como a prática de atividade física e uma boa higiene do sono, são recomendações importantes no tratamento das pernas inquietas.

Matéria retirada do Instituto do Sono em São Paulo – SP.

Marque sua consulta e cuide-se.

 

Avenida das Américas, 500 – Barra da Tijuca – RJ – Shopping Downtown

Rua Conde de Bonfim, 99 – Tijuca – RJ – Edifício Tijuca Trade Center

Av. Boulevard Vinte Oito de Setembro, 44 – Vila Isabel – RJ – Edifício Open

Receba nossas notícias

***Nos comprometemos em não enviar SPAM!

Diagnóstico e tratamento das doenças do sono nas áreas de neurologia, otorrinolaringologia e odontologia do sono

Horários de atendimento

Segunda : 08h às 19h
Terça : 08h às 19h
Quarta : 08h às 19h
Quinta : 08h às 19h
Sexta : 08h às 19h