POLISSONOGRAFIA

​Os exames na área de Polissonografia medem a atividade respiratória, muscular e cerebral durante o sono. É o registro simultâneo, durante o período noturno de sono, através de eletrodos e sensores, entre outras,as informações coletadas por sensores espalhados pelo corpo e analisadas por computadores transformam os dados em padrões que descrevem em detalhes a qualidade do sono do indivíduo. Essas informações são imprescindíveis para o diagnóstico e o tratamento de distúrbios como a apneia do sono, ronco, narcolepsia entre outros. O exame de polissonografia tem algumas derivações de nomenclatura podendo ser a polissonografia neurologica e respiratoria, polissonografia com titulação de cpap.

ELETROENCEFALOGRAMA COM MAPEAMENTO CEREBRAL

Eletroencefalografia (EEG) é um conjunto de exames que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo, com o objetivo de registrar possíveis anormalidades neurológicas.Os equipamentos para eletroencefalografia podem ser analógicos e digitais. Embora os primeiros estejam em processo de extinção, ainda existem no país diversos laboratórios que os utilizam. Desta forma, algumas condições mínimas devem ser observadas para a realização do EEG em sistemas analógicos.

ELETRONEUROMIOGRAFIA DE MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES

O exame de eletroneuromiografia é composto do Estudo de Condução Nervosa (ECN) e da eletromiografia (EMG). O estudo de condução nervosa (ECN) é uma medida da quantidade e velocidade de condução de um impulso elétrico através de um nervo. ECN pesquisa o funcionamento e pode determinar danos e destruição existentes dos nervos que fazem com que os músculos reajam de maneira anormal.Durante o teste, o nervo é estimulado, geralmente com eletrodos de superfície fixados à pele. Dois eletrodos são colocados na pele sobre o nervo. Um eletrodo estimula o nervo com um impulso elétrico muito leve e o outro eletrodo o registra. A atividade elétrica resultante é registrada por outro eletrodo. Isso é repetido para cada nervo que está sendo testado. Os procedimentos ajudam a detectar a presença, localização e extensão de doenças que danificam os nervos e os músculos.

Procedimentos por músculo estudado:

Uma agulha (eletrodo) fina e estéril será inserida no músculo. Um eletrodo de aterramento será posicionado sob seu braço ou perna.

Você pode sentir uma leve dor com a inserção do eletrodo, mas geralmente é indolor. Se o teste for doloroso, você deve informar ao seu examinador, pois isso pode interferir nos resultados.

Você será solicitado a relaxar e, em seguida, realizar contrações musculares leves ou com força total.

A atividade elétrica de seu músculo de trabalho será medida e exibida no osciloscópio.

Um amplificador de áudio também pode ser usado para que a aparência e o som dos potenciais elétricos possam ser avaliados. Se o gravador estiver conectado a um amplificador de áudio, você poderá ouvir um som como granizo em um telhado de zinco quando contrair seu músculo. 

 

Obs: Dispomos de exame na beira do leito ou domiciliar, entre em contato com a nossa central para maiores informações.