Terror noturno é um distúrbio de sono classificado como uma parassonia. Parassonias são manifestações comportamentais alteradas ou percepções distorcidas da consciência que tendem a ocorrer principalmente na transição dos principais estágios do sono, como sono profundo (N3) e sono REM, para a vigília. As principais parassonias são: terror noturno, enurese (perda involuntária da urina durante o sono), sonambulismo, despertares confusionais, distúrbio comportamental do sono REM, paralisia do sono, pesadelos, alucinações hipnagógicas e sonilóquios (falar dormindo).
Fatores que podem causar terror noturno
Fatores desencadeantes incluem:
- Privação de sono;
- Estresse;
- Ansiedade;
- Consumo de álcool;
- Doença febril;
- Uso de medicamentos.
Diagnóstico do terror noturno
O diagnóstico do terror noturno, além de uma anamnese minuciosa, frequentemente, é obtido por intermédio do relato de familiares.
Portanto, em alguns casos faz-se necessária a realização de exames complementares.
O médico pode solicitar um Eletroencefalograma (EEG) ou exames de imagem, como a Ressonância Nuclear Magnética de crânio.
Quando os episódios são muito frequentes, a polissonografia é um exame importante, particularmente com uma monitorização audiovisual durante todo o registro (Vídeo-polissonografia).
O Vídeo-EEG consiste em um registro eletroencefalográfico associado a uma monitorização de vídeo, por um tempo prolongado, para se obter e documentar o fenômeno comportamental que ocorre durante o sono.
Venha conversar com os nossos especialistas sobre esse distúrbios do sono ….!!
Nossas unidades:
Avenida das Américas, 500 – Barra da Tijuca – RJ
Av. Boulevard Vinte Oito de Setembro, 44 – Vila Isabel – RJ
Rua Conde de Bonfim, 99 – Sala 701- Tijuca
(21) 3139-4124 / (21) 3586-7956