Enviando...

Noticia Dream Care

Por que meu bebê troca o dia pela noite?


Uma reclamação recorrente dos papais e mamães é a irregularidade do sono do bebê. A maioria dos recém-nascidos costumam não ter um horário certo para dormir, acordando muitas vezes durante a noite e dormindo no período da manhã ou tarde.

Um dos fatores que faz o ser humano dormir é o cansaço, mas não somente ele. Para dormir, os adultos utilizam um sensor de luz, escuridão e temperatura, que se localiza no cérebro e auxilia a criar uma rotina de sono por meio de hormônios. Esse sensor é chamado de ritmo circadiano.

O ritmo circadiano ou ciclo circadiano representa o período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos.  Uma das funções deste sistema é o ajuste do relógio biológico, controlando o sono e o apetite.

Através de um marca-passo interno que se encontra no cérebro, o ritmo circadiano regula tanto os ritmos materiais quanto os psicológicos, o que pode influenciar em atividade como: digestão, renovação de células e controle de temperatura corporal.

O recém-nascido ainda não possui o ciclo circadiano desenvolvido por completo e por isso ele acorda várias vezes à noite para se alimentar e ser cuidado.

O bebê começa a desenvolver o sensor de luz e escuridão para criar um ritmo de sono mais padronizado quando nasce, porém, esse sensor amadurece completamente lá para o terceiro mês de vida. Entretanto, esse período pode variar de um bebê para outro.